Quem sou eu

Minha foto
Pregador da nova geração, o Ev.Eliel Rosas se dispõe a um discurso mais racional e menos sensacionalista no intento de alcançar pessoas que possam servir a um Deus real e verdadeiro.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Religiosidade dos Brasileiros?

A edição semanal da revista Época de 12/Junho “Deus é pop” abordou pontos interessantes no que diz respeito à juventude brasileira, que segundo pesquisa do instituto alemão Bertelsmann Stifung, está entre as mais religiosas do mundo. Um trecho da reportagem foi publicado no site da revista:

“Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist, no livro God is back. Para os jovens, como diz o título do livro, Deus está de volta.

Os Dados:

Trecho da reportagem:

Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”. Noventa por cento afirmam acreditar em Deus.
Religião modular:

A pesquisa aponta os meios de comunicação, principalmente as chamadas “novas mídias” como plataformas de disseminação da religião.

Milhões de jovens recorrem à internet para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus.
Essa busca entretanto possui aspectos particulares. A reportagem revela que muitas doutrinas ou dogmas são adaptados ou rejeitados por grande parcela de jovens.

“Na minha geração só sabia o que era budismo quem viajava para o exterior”, diz a antropóloga Regina Novaes, da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude. “Hoje, com a internet, o jovem conversa com todo o mundo e conhece novas religiões. A internet virou um templo.” Mais talvez do que isso, ela se converteu no veículo ideal de uma religião contemporânea e desregulada, que pode ser exercida coletivamente sem sair de casa e sem submeter-se a qualquer disciplina. (grifo meu).

Opinião

Como se trata de uma revista Global (Propriedade das Oraganizações Globo), sempre devemos ficamos bem atentos. Algumas coisas nos chamam a atenção na reportagem, é: 1º O título '' Deus é POP'' (muito sarcastico não acham?)
2º Observem na matéra o quanto é pregado o acesso às diversas religiões (ou seja um Deus Global, para todos, de todos, de qualquer maneira), etc.

Não quero aqui ser detentor da verdade plena, para tanto, peço que cliquem no link abaixo, acessem o conteúdo da matéria e tirem suas conclusões.

Link Revista Epoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário